Um poeta com pressa
é o primeiro a não chegar.
Lucão
O Curso “Versos e Memórias” com o Lucão é um mergulho gentil nas nossas lembranças para desenvolver a escrita poética através das próprias histórias.
Um quadro, uma foto, uma paisagem e até mesmo uma memória podem ser poesia. Para isso, para desenvolver os versos é preciso trabalhar a capacidade de lembrar e também de transformar memórias em poesia. Mas como? Utilizando, além das histórias, os recursos da escrita, como os jogos de palavras, as figuras de linguagem, as contradições, brincadeiras e, principalmente, a paciência para desenvolver uma escrita original.
É na conjunção entre memória e técnica que a escrita poética acontece. As memórias são matérias-primas preciosas para o desenvolvimento da escrita: as histórias da infância, as relações afetivas, a família, as saudades, os cheiros, os temperos, os amigos, as brincadeiras… E as técnicas ajudam a transformar esses acontecimentos em versos mais fortes.
Todo mundo tem histórias para inspirar a escrita poética. Portanto, todo mundo pode escrever poemas e desenvolver uma escrita sensível. Mas muitas pessoas ainda têm medo ou dificuldade com o verso, por imaginar que a poesia seja uma escrita difícil e distante. Ao contrário do que se imagina, a poesia é simples e acessível. Todo mundo merece escrever seus versos.
Exercitar a memória...
Um dos lugares mais férteis para o texto é a memória. Nossas vivências, as relações afetivas, a família, a infância, as viagens, os sonhos e os sentimentos são a bagagem da escrita de um texto sentimental-lírico. Nossa memória é uma fonte inesgotável para a escrita. Aprender a usar o que vivemos para construir um texto poético é um caminho poderoso. Transformar uma saudade em um verso, um amor em um poema, uma infância em poesia é o que torna a escrita poética uma das experiências mais saborosas com a palavra.
Sobre o curso
No curso "Versos e Memórias", vamos aprender a usar as próprias histórias, aliadas às técnicas, para desenvolver a escrita poética.
O Curso é para todos que gostam de poesia e também para quem quer desenvolver a sensibilidade poética.
Serão 3 encontros de 2h cada, com leituras e análises da própria obra do Lucão e também de autores como Manoel de Barros, Mario Quintana e Adélia Prado.
PROMOÇÃO: as inscrições feitas até o dia 7 de junho ganharão 1 livro dedicado pelo autor. Garanta sua vaga!
QUANDO
21, 23, 28 jun - 19h30 (2h)
ONDE
Via Zoom (ficarão gravadas)
VALOR
R$ 390,00
PRIMEIROS INSCRITOS
Ganham 1 livro do Lucão
AULA 1
MEMÓRIAS POÉTICAS
Como se sensibilizar para usar as memórias na escrita poética. Uma aula sobre inspiração e mergulhos
21 JUN
AULA 2
RECURSOS DA POÉTICA
Como transformar o texto comum em poesia. A metáfora e as figuras de linguagem para construir estilo
23 JUN
AULA 3
REFINAMENTO E SARAU
Como lapidar o texto, como trabalhar a síntese. Análise e apontamentos das produções
28 JUN
Lucão
Lucão é escritor, autor de 6 livros, sendo 4 de poesia, 1 romance e 1 de crônicas. Formado em Comunicação Social (publicidade e propaganda) pela Universidade Federal de Goiás, é professor de cursos de escrita criativa e literária desde 2017. Também é cronista do jornal O Popular e tem um programa de literatura intitulado "Dois dedos de prosa e verso" na Rádio Difusora.