Curso de Escrita | Setembro

Oficina de Poesia

Desenvolva sua sensibilidade na escrita poética

Image by Debby Hudson
KUJICAM_2021-09-07-16-25-18_developed_edited_edited.jpg
Um poeta com pressa
é o primeiro a não chegar.

 

Lucão

A Oficina de Poesia com o Lucão é uma oportunidade para você desenvolver a sua escrita mais sensível: a poética. Um curso de escrita que vai conduzir você pelas palavras mais sentimentais, para te ajudar a encontrar sua voz na escrita do poema. 

 

Neste curso, falaremos das inspirações e dos processos criativos para desenvolver o poema. Através das memórias, das histórias mais afetivas, da família, das saudades, dos cheiros ou dos amores, vamos navegar por ideias para transformar as inspirações em poesias. 

Todo mundo pode escrever poemas e desenvolver uma escrita mais sensível. Mas muitas pessoas ainda têm medo ou dificuldade com o verso, por imaginar que a poesia seja uma escrita difícil e distante. Ao contrário do que se imagina, o que vamos ver nesse curso é que a poesia é simples e acessível. Todo mundo pode e merece escrever seus versos. 

Image by Wesley Tingey

Exercitar a memória...

Um dos lugares mais férteis para o texto é a memória. Nossas vivências, as relações afetivas, a família, a infância, as viagens, os sonhos e os sentimentos são a bagagem da escrita de um texto sentimental-lírico. Nossa memória é uma fonte inesgotável para a escrita. Aprender a usar o que vivemos para construir um texto poético é um caminho poderoso. Transformar uma saudade em um verso, um amor em um poema, uma infância em poesia é o que torna a escrita poética uma das experiências mais saborosas com a palavra.

Sobre o curso

Na Oficina de Poesia, você vai aprender a usar suas próprias histórias, aliadas às técnicas da escrita poética, para desenvolver seus versos.

 

O curso é para todos que gostam de poesia e  querem desenvolver suas habilidades com as palavras.

Serão 3 encontros de 2h cada, com leituras e análises de autores como Manoel de Barros, Mario Quintana, Adélia Prado e também do próprio autor, Lucão.

 

PROMOÇÃO: as primeiras inscrições são com preço promocional. (Válido até 16 de setembro)

QUANDO

26, 27 e 29 set - 19h30 (2h)

ONDE

Via Zoom (ficarão gravadas)

VALOR PROMOCIONAL

De 390,00 por R$ 350,00

AULA 1

POESIA E INSPIRAÇÕES

O que é poesia? De onde vêm as ideias para os poemas? Como se inspirar para a escrita poética?

26 SET

AULA 2

RECURSOS DA POÉTICA

Como transformar o texto comum em poesia? A força das figuras de linguagem na construção dos versos

27 SET

AULA 3

REFINAMENTO E SARAU

Como lapidar o texto? como trabalhar a síntese? Bate-papo e análise final das produções 

29 SET

Lucão

Lucão é escritor, autor de 6 livros, sendo 4 de poesia, 1 romance e 1 de crônicas. Formado em Comunicação Social (publicidade e propaganda) pela Universidade Federal de Goiás, é professor de cursos de escrita criativa e literária desde 2017. Também é cronista do jornal O Popular e tem um programa de literatura intitulado "Dois dedos de prosa e verso" na Rádio Difusora.